Desde a sua fundação, a História e Memória tem apostado na valorização do património vitivinícola, enquanto elemento marcante da identidade cultural do Alentejo. Os Congressos de História e Património Vitivinícola do Alentejo têm, exatamente, o interesse de contribuir para essa valorização e fruição de conhecimento, reunindo investigadores, académicos, profissionais e instituições do setor, bem como outras instituições públicas e privadas e profissionais de áreas correlacionadas e, naturalmente, o público em geral que tenha interesse nestas áreas do saber. Ano após ano, contamos com a colaboração de um Município do Alentejo, que acolhe o evento e que coorganiza o mesmo.
III Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo – Vidigueira, 22 de novembro de 2024

II Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo – Estremoz, 29 e 30 de novembro de 2023
O II Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo teve lugar em Estremoz, nos dias 29 e 30 de novembro de 2023 e contou com o Município de Estremoz como principal parceiro.
Face ao sucesso da sua primeira edição, o programa alargou-se a dois dias, tendo também havido uma significativa expansão ao nível das áreas científicas e dimensões socioculturais que tocam o património vitivinícola. Esta edição traduziu-se num verdadeiro fórum interdisciplinar, que promoveu o valioso conhecimento de saberes, valor que a História e Memória preza como fundamental para a valorização patrimonial.



I Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo – Redondo, 25 de novembro de 2022
A primeira edição teve lugar no dia 25 de novembro de 2022, no Redondo, sendo organizado em parceria com o Município de Redondo. O evento contou com um extraordinário leque de oradores e de moderadores que, conjuntamente, com as instituições do setor, proporcionaram um dia repleto de sugestões, ideias e de transmissão de conhecimento aos mais de 200 inscritos no certame.
