Lançamento do livro: Alentejo de Honra – uma História do Vinho do Alentejo – Sécs. XII-XX

No próximo dia 5 de abril, na sede da Rota dos Vinhos, em Évora, será lançado o livro “Alentejo de Honra – uma História do Vinho do Alentejo”. A obra, da autoria de José Calado, e com a chancela editorial História e Memória, procura traçar, em cerca de 450 páginas, a evolução histórica da vitivinicultura regional nos últimos oitocentos anos. Fruto de um trabalho de investigação de cerca de doze anos, esta obra, que faz referência a mais de trinta concelhos transtaganos, tem o intuito de comprovar que, apesar de naturalmente terem conhecido períodos de crescimento e de expansão, mas também, de decréscimo e de retração, o vinho e a vinha foram, são e certamente sempre farão parte da Cultura e da Identidade do povo alentejano.

Pouco tempo depois de o Vinho de Talha ter sido inscrito no Inventário Nacional do Património Imaterial, numa altura em que os vinhos dos produtores alentejanos são amplamente reconhecidos, premiados e apreciados em Portugal e em todo o Mundo, e em que o Alentejo se une em torno de grandes projetos, como as candidaturas a Cidade Europeia do Vinho de 2025 e de Cidade Europeia do Vinho de 2026, acreditamos que o lançamento desta obra possa, através da divulgação do conhecimento histórico-patrimonial, contribuir para a valorização do presente e para a promoção futura do setor vitivinícola e de toda a região do Alentejo.

Caso pretenda marcar presença no evento de lançamento, manifeste esse interesse através do e-mail geral@historiaememoria.pt. Inscrição gratuita mas obrigatória até dia 22-03-2024.

José Calado

(Historiador, CEO da História e Memória e autor da obra)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *