Nesta segunda edição do evento teremos como parceiro principal e coorganizador do evento o Município de Estremoz, ao qual agradecemos desde já o interesse e apoio em acolher o Congresso.
O magnífico Teatro Bernardim Ribeiro, recentemente recuperado e reabilitado pela autarquia, será o cenário perfeito para acolher este evento, que contará com mais de 20 oradores de várias áreas do saber (de nacionalidades portuguesa e espanhola) que abordarão temáticas relacionadas com a História e os vários Patrimónios associados ao vinho e à vinha.
Nesta segunda edição, apesar do foco continuar a ser obviamente o Alentejo Vitivinícola, que será divulgado por um extraordinário leque de congressistas convidados, decidimos enriquecer ainda mais o programa com a participação de cinco oradores da Extremadura espanhola. Estamos convictos que esta partilha transfronteiriça será benéfica para todos e para o setor.
Caso pretenda assistir ao evento poderá fazê-lo através do preenchimento do formulário.
-
Os Municípios da Serra D’Ossa conquistam o galardão de “Cidade do Vinho de 2025”. História e Memória responsável pela redação de texto histórico e por apresentar candidatura vencedora.
No passado dia 30 de abril de 2025, em Santarém, cinco municípios alentejanos (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa) conseguiram vencer a eleição para a Cidade do Vinho de 2025.José Calado, CEO da História e Memória, conjuntamente com o … Ler mais
-
“Alentejo de Honra” apresentado em vários locais do Alentejo nos meses de maio e junho
No último mês, o “Alentejo de Honra” tem percorrido a região em apresentações públicas. Obrigado a todos os que nos concederam o privilégio de estar presentes e, naturalmente, às entidades que nos convidaram e que foram nossas parceiras. Município de Redondo (Encontro Literário “Palavras ao Vento) Eleição da Cidade do Vinho 2025 (Santarém) Adega Cooperativa…
-
Lançamento do Livro “Alentejo de Honra”
No passado dia 5 de abril, perante uma imensa plateia de cerca de 100 pessoas, foi lançado na Rota dos Vinhos do Alentejo o livro “Alentejo de Honra” – uma História do Vinho do Alentejo. A sessão foi aberta pelo Dr. Carlos Pinto de Sá que, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Évora,…
A
Por ser uma temática e hobby, e paixão o universo da uva e do vinho. Em embrião está tb a criação do meu blog focado em todas as suas matérias. Neste momento recupero uma vinha de família, nos Biscoitos, ilha Terceira, Açores, onde está em instalação um Campo Ampeleográfico e onde marcaram presença as castas mais emblemáticas, brancas, das 14 Regiões portuguesas. Votos de bom Congresso.